YouTube como fonte de informações de pacientes para cirurgia de pterígio

– Os pacientes usam a plataforma do YouTube para obter informações sobre a cirurgia de pterígio, e isso afeta as decisões de tratamento dos pacientes. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade e confiabilidade de vídeos e recursos educacionais do YouTube sobre cirurgia de pterígio.

Metodologia e resultados: Foi elaborado um estudo retrospectivo baseado em registro. Foi realizada uma busca no YouTube utilizando os termos ‘pterygium Surgery’ e ‘pterygium eye Surgery’, resultando na avaliação de um total de 200 vídeos. Ao final, foram recrutados para estudo 122 vídeos em inglês sobre cirurgia de pterígio. Todos os vídeos foram avaliados pelos sistemas DISCERN, Journal of the American Medical Association (JAMA) e Global Quality Score (GQS). Os valores médios de DISCERN, JAMA e GQS foram 38,9 ± 10,9, 1,8 ± 0,8 e 2,2 ± 1, respectivamente. Os vídeos do YouTube sobre cirurgia de pterígio foram enviados por médicos em 63 (51,6%) e não médicos em 59 (48,4%) casos. Não houve diferença significativa entre os dois grupos em termos de características gerais e pontuações.

Conclusões: Os resultados mostraram que os vídeos do YouTube sobre cirurgia de pterígio têm baixa qualidade e credibilidade e não são suficientes para fornecer informações ao paciente.

– Comentários:

– As ferramentas da Internet e das redes sociais que facilitam o acesso à informação tornaram-se uma parte indispensável da vida. Uma das ferramentas de mídia social mais populares é o site de compartilhamento de vídeos YouTube. Os pacientes têm gradualmente se interessado mais pelos vídeos do YouTube para obter informações sobre sua doença e tomar decisões sobre seu tratamento. O YouTube tem aproximadamente 1 bilhão de usuários e obtém aproximadamente 6 bilhões de visualizações todos os meses, de acordo com relatórios recentes.

– Médicos, prestadores de cuidados de saúde, pacientes e instituições de saúde, em particular, partilham vídeos relacionados com a saúde para diversos fins, como educação, publicidade e fornecimento de informações. A qualidade, a confiabilidade e os recursos educacionais dos vídeos compartilhados podem variar amplamente e podem levar os pacientes a serem enganados. Como não existe um mecanismo que possa controlar a qualidade e a confiabilidade dos vídeos, pode se tornar difícil o acesso às informações corretas sobre as doenças e seu tratamento. Portanto, é muito importante garantir a qualidade e confiabilidade dos vídeos do YouTube.

– O pterígio é uma doença inflamatória e degenerativa caracterizada pelo crescimento descontrolado da conjuntiva sobre a córnea. O acúmulo excessivo de radicais livres e uma reação fotoquímica devido à exposição crônica aos raios ultravioleta são atribuídos à etiologia. O mecanismo de proliferação tecidual na patogênese do pterígio ainda não está totalmente elucidado. Podem ocorrer distúrbios visuais devido à progressão do pterígio em direção ao centro da córnea e sintomas da superfície ocular devido à deterioração da camada do filme lacrimal. O tratamento é cirúrgico.

– Pacientes considerados aptos para a cirurgia de pterígio tendem a tentar acessar informações, que podem ser de baixa qualidade e pouco confiáveis, acessando conteúdos de vídeos cirúrgicos ou educacionais no YouTube para obter informações sobre as técnicas do procedimento cirúrgico. Isto pode levar a uma orientação errada dos pacientes na sua decisão de tratamento.

– Em outro artigo sobre o uso do YouTube em cirurgias oftálmicas, os autores registraram que os vídeos cirúrgicos vitreorretinianos são ferramentas educacionais úteis em todas as fases da carreira dos cirurgiões, e a avaliação da qualidade das imagens não diferiu significativamente entre os grupos, no entanto, cirurgiões com experiência inferior a 10 anos relatam uso significativamente maior de vídeos do que cirurgiões experientes . Vídeos postados em domínio público em diferentes mídias sociais, na maioria das vezes no YouTube, são difundidos e não regulamentados para fornecer educação cirúrgica complementar. Segundo os autores desta pesquisa as sociedades de retina devem formular diretrizes e melhorar o valor educativo dos vídeos cirúrgicos publicados na Internet.

You tube as a source of patient information for pterygium surgery

C Ozturkmen, M Berhuni

Ther Adv Ophthalmol 2023, vol 15: 25158414231174143

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10226336/

 

Evaluation of quality and utility of youtube vitreoretinal surgical videos

L F A Lucatto, J M B Prazeres, R L L Guerra et al

Int J Retina Vitrreous 2022, vol 8: 9

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8812238/

 

Digital education in Ophthalmology

T Al-Khaled, L Acaba-Berrocal, E Cole et al

Asia Pac J Ophthalmol (Phila) 2022, vol 11 (3): 267-272

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9240107/

 

Navigatin social media in #ophthalmology

E Tsui, R C Rao

Ophthalmology 2019, vol 126 (6): 779-782

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9351268/

 

■ Acesso gratuito

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

CRMMG: 7026

Consultório (Novo Endereço): Rua Rio Grande do Norte 23/ 9 andar

Tels 996346835   32438504

Belo Horizonte/MG/Brasil

Email: pfleite1873@gmail.com

Site: www.drpaulofernandocardio.com.br

Redes Sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/profile.php?id=61561018681119

Instagram – https://www.instagram.com/drpaulo.fernando/

Linkedin – https://www.linkedin.com/in/drpaulofernandoleite/

Agosto 2024