– O YouTube, site de compartilhamento de vídeos mais popular, contém um número significativo de vídeos médicos, incluindo bloqueios do plexo braquial. Apesar do uso generalizado dessa plataforma como fonte de informação médica, não há regulamentação para a qualidade ou o conteúdo dos vídeos. O objetivo deste estudo é avaliar o conteúdo do material no YouTube relevante para o desempenho do bloqueio do plexo braquial e sua qualidade como fonte de informação visual digital.

 

– Onur Selvi e colaboradores, na Turquia, realizaram uma pesquisa no YouTube usando palavras-chave associadas ao bloqueio do plexo braquial e, de 374 vídeos, 86 foram incluídos na lista de observação. Os avaliadores classificaram os vídeos separadamente, de acordo com os questionários. O questionário-1 (Q1) foi preparado de acordo com as diretrizes da ASRA/Miller’s Anesthesia como livro de referência e o Questionário-2 (Q2) foi formulado usando uma modificação dos critérios em Avaliação de Diretrizes para Mídia de Vídeo. No total, 72 vídeos sobre bloqueios guiados por ultrassom e 14 vídeos sobre bloqueios com estimulador de nervos foram avaliados. No Q1, para os vídeos apresentando bloqueios guiados por ultrassom, os menores escores foram para Q1–5 (1,38) em relação às complicações e os maiores escores foram para Q1–13 (3,30) em relação à imagem sonoanatômica. Nos vídeos que apresentaram bloqueios com estimulador de nervos, os menores e os maiores escores foram dados para Q1–7 (1,64) em relação ao equipamento e Q1–12 (3,60) em relação à explicação das contrações musculares, respectivamente. No Q2, 65,3% dos bloqueios guiados por ultrassom e 42,8% dos bloqueios com estimulador de nervos apresentaram escores abaixo de satisfatórios.

 

– Segundo estes pesquisadores a maioria dos vídeos examinados para este estudo carece da abordagem abrangente necessária para orientar com segurança as pessoas que buscam informações sobre o bloqueio do plexo braquial.

 

YouTube como fonte informativa sobre bloqueios do plexo braquial: avaliação de conteúdo e valor educativo

Selvi, Onur et al.

Rev. Bras. Anestesiol., Apr 2019, vol.69, no.2, p.168-176

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942019000200168&lng=en&nrm=iso&tlng=pt (portuguese)

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942019000200168&lng=en&nrm=iso&tlng=en (english)

 

■  Dr Paulo Fernando Leite

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