Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association

 

– A vaginose bacteriana é a causa mais comum de corrimento vaginal anormal, afetando 23% a 30% das pessoas em idade reprodutiva. A vaginose bacteriana é causada por um desequilíbrio do microbioma vaginal. Os sintomas incluem coceira, disúria e secreção fina e cinzenta com odor de “peixe”, principalmente após o coito. Os fatores de risco incluem tabagismo e relações sexuais desprotegidas, incluindo sexo oral.

 

– A vaginose bacteriana está associada a outros riscos médicos. Aumenta a suscetibilidade a infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis, papilomavírus humano e vírus herpes simplex. A vaginose bacteriana na gravidez aumenta os riscos de aborto espontâneo, ruptura prematura de membranas, trabalho de parto e parto prematuros, corioamnionite e infecções pós-parto. O rastreamento e o tratamento da vaginose bacteriana são recomendados em gestantes com risco aumentado de parto prematuro entre 12 e 16 semanas, mesmo que assintomáticas. O rastreamento de rotina em mulheres assintomáticas, grávidas ou não, é desnecessário.

 

– O diagnóstico geralmente é feito após uma cultura de corrimento vaginal

 

– Os regimes de tratamento de primeira linha têm taxas de cura comparáveis ​​de 70% a 80%. As opções de tratamento tópico incluem gel de metronidazol 0,75% (5 g/aplicador) uma vez por dia durante 5 dias, ou creme de clindamicina 2% (5 g/aplicador) ao deitar durante 7 dias. Outra opção de tratamento é metronidazol oral 500 mg duas vezes ao dia durante 7 dias. Evitar o consumo de álcool durante o tratamento não é mais recomendado.

 

– As taxas de recorrência 6 meses após o tratamento são superiores a 50%

 

Bacterial vaginosis – Five things to know about

M Braunstein and Amanda Selk

CMAJ 2024, vol 196 (21): E728

https://www.cmaj.ca/content/196/21/E728

 

■ Acesso gratuito

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e ePncontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

CRMMG: 7026

Consultório (Novo Endereço): Rua Rio Grande do Norte 23/ 9 andar

Tels 996346835   32438504

Belo Horizonte/MG/Brasil

Email: pfleite1873@gmail.com

Junho 2024