Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association

 

– Sintomas comportamentais e psicológicos da demência (BPSD) são comuns e afetam negativamente os resultados do paciente e do cuidador. Quase todas as pessoas que vivem com demência desenvolvem BPSD. Os sintomas variam ao longo do tempo e pelo tipo de demência, e podem incluir agitação, psicose, depressão, apatia e ansiedade. Reconhecer e abordar novos sintomas comportamentais ou de humor é crucial, pois o BPSD está associado ao aumento de internações hospitalares, institucionalização, declínio funcional e sofrimento do cuidador.

 

– Intervenções não farmacológicas são tratamentos de primeira linha eficazes para BPSD leve. Intervenções não incluem educação do cuidador, estimulação sensorial e cognitiva, abordagens psicológicas e modificações ambientais. Intervenções não farmacológicas têm efeitos adversos limitados, são mais eficazes do que a farmacoterapia para o gerenciamento de sintomas menos graves e devem ser consideradas para todos os pacientes com BPSD. A farmacoterapia pode ser necessária para gerenciar sofrimento substancial do paciente, agitação física ou psicose.

 

– Identificar os gatilhos do BPSD pode orientar intervenções não farmacológicas. Problemas médicos agudos devem ser descartados em todos os pacientes com BPSD novo ou agravado. Necessidades sociais, emocionais ou psicológicas não atendidas, como solidão, sofrimento emocional ou tédio, podem responder a intervenções sensoriais, cognitivas e psicológicas. O sofrimento do cuidador deve ser identificado e abordado. Modificações ambientais podem ajudar com BPSD resultante de mudanças na rotina ou super ou subestimulação.

 

– Certas intervenções não farmacológicas são mais eficazes para sintomas específicos. Os sintomas de agitação podem se beneficiar de música e massagem preferidas. A ansiedade pode melhorar com música e terapia cognitivo-comportamental. Os sintomas depressivos podem responder a massagem ou terapia de toque, animais de estimação robóticos, estimulação cognitiva, exercícios físicos e terapia de reminiscência. Perder-se pode ser controlado com ambientes seguros e disfarçando saídas.

 

– As intervenções do cuidador são eficazes para reduzir a frequência e a gravidade do BPSD. As intervenções do cuidador devem ser consideradas em todos os casos. As intervenções eficazes são multicomponentes e incluem psicoeducação para facilitar o conhecimento e a compreensão emocional, treinamento de habilidades para gerenciar comportamentos desafiadores e apoios emocionais ou práticos. As intervenções devem ser personalizadas para pacientes e cuidadores.

 

Tratamento Não Farmacológico de Demencia (Nonpharmacologic management of the behavioural and psychological symptoms of dementia

H Brath, L Wiesenfeld and N M Stall

CMAJ 2025, VOL 197 (11): e298-E299

https://www.cmaj.ca/content/197/11/E298

 

■ Acesso gratuito

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1450 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

CRMMG: 7026

Instagram – https://www.instagram.com/drpaulo.fernando/

Linkedin – https://www.linkedin.com/in/drpaulofernandoleite/

Belo Horizonte/MG/Brasil

Email: pfleite1873@gmail.com

Site: www.drpaulofernandocardio.com.br

Março 2025