– A polineuropatia é uma condição neurológica comum com uma prevalência geral na população geral de cerca de 1% a 3%, aumentando para cerca de 7% entre pessoas com mais de 65 anos. A polineuropatia tem muitas causas e pode se apresentar de várias maneiras diferentes; portanto, requer uma abordagem clínica lógica para avaliação, diagnóstico e tratamento. As polineuropatias são anormalidades distais e simétricas (geralmente subagudas e lentamente progressivas) da sensibilidade, força ou ambas, geralmente secundárias a distúrbios metabólicos, tóxicos ou hereditários.
– A polineuropatia diabética é uma síndrome que afeta o sistema nervoso periférico (SNP) devido a uma deterioração nos axônios mais longos. Esta é destacada por sinais e sintomas que são caracterizados na maioria das vezes como disfunção do nervo periférico em pacientes que apresentam o diabetes. Ela causa diversas alterações motoras com maior predominância nas extremidades dos membros inferiores e raramente nas dos membros superiores, sendo os principais sintomas: distúrbios sensoriais, quadro álgico, câimbras nos músculos motores, fraqueza muscular, desequilíbrio, maior tendência a tropeçar devido a flexão plantar patológica e diminuição da amplitude de movimento (ADM), encurtamento muscular, déficit na coordenação motora e sensações anormais nos pés.
– A Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (PDIC) é uma doença de caráter autoimune gerada por respostas imunes celulares e humorais que, atuando de forma sinérgica, irão agir contra antígenos dos nervos periféricos, gerando um quadro progressivo de debilidade sensório-motora que irá alterar a qualidade de vida de seus portadores. A PDIC pode acometer crianças e adultos, e o sexo masculino é o mais afetado. O quadro clínico da PDIC é composto de dormência, parestesia, alterações sensoriais, fraqueza muscular, hiporeflexia ou arreflexia, fadiga e alterações de equilíbrio, esse quadro tem caráter progressivo ou recidivante, simétrico e com evolução lenta. A doença tem caráter autoimune gerada por respostas imunes celulares e humorais, que irão agir contra antígenos dos nervos periféricos, gerando uma desmielinização e degeneração axonal. O tratamento da PDIC visa reduzir ou atenuar a evolução da sintomatologia. Os principais tipos de tratamentos são a administração intravenosa de imunoglobulinas, corticosteroides e transferência plasmática.
– O termo “Polineuropatia do Paciente Crítico” (PPC) caracteriza um quadro predominantemente motor, de natureza axonal, simétrica e aguda, em pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Esses pacientes apresentavam dificuldade na retirada da ventilação mecânica além de tetraparesia e reflexos profundos abolidos. O principal fator associado para ocorrência desta polineuropatia é a síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SRIS), na maioria das vezes desencadeada por sepse.
■ Diagnosis and management of patients with polyneuropathy
A Mirian, z Aljohani, D Grushka, A Florendo-Cumbermack
CMAP 2023, VOL 195 (6): e227-e233
https://www.cmaj.ca/content/195/6/E227
■ Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica – uma revisão narrativa
A L F Meireles
Medicina (USP) 2021, vol 100 (1)
https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/148341/169928
■ Redefining distal symmetrical polyneuopathy features in type 1 diabetes: a systematic review
Eleonora Galosi, Xiaoli Hu, Nivatha Michael, et al
Acta Diabetol. 2022; 59(1): 1–19
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8758619/
■ The global burden of polyneuropathy – in need of na accurate assessment
Melissa A. Elafros, Michelle P. Kvalsund, Brian C. Callaghan
JAMA Neurol. 2022 Jun 1; 79(6): 537–538
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9197927/
■ Recent update in the treatment of diabetic neuropathy
Qihua Fan, A Gordon Smith
Fac Rev. 2022; 11: 30
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9586156/
■ Pathogenesis of distral symmetrical polyneuropathy in diabetes
Sasha Smith, Pasha Normahani, Tristan Lane et al
Life (Basel) 2022 Jul; 12(7): 1074.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9319251/
■ Nerve imaging, electrodiagnostics, and clinical examination – three musketeers to differentiate polyneuropathies
Natalie Winter, Alexander Grimm
Neurotherapeutics. 2022 Mar; 19(2): 452–454
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9226241/
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 810 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Fevereiro 2023