Médico de Família e Clínico Geral: Quais as diferenças?

¨ Desde 2002, a Medicina da Família e Comunidade (MFC) é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Ainda há muitas dúvidas em relação à atuação do profissional formado em Medicina de Família e Comunidade e muitas pessoas confundem com a atuação do Clínico Geral. Abaixo, o médico Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro, comenta as principais responsabilidades inerentes a cada especialidade.

 

Medicina de Família e Comunidade

 

O médico de Família e Comunidade é o especialista que cuida das pessoas ao longo da vida, sem restrição de idade, gênero ou doenças. Normalmente acompanha as famílias por anos. Muito além dos sintomas, o especialista analisa integralmente o estilo de vida do paciente, considerando necessidades, relações pessoais, ambiente de trabalho, rotina e histórico médico prévio.

“Da prevenção ao tratamento de doenças, o médico de família analisa o paciente em diversas frentes, o que inclui avaliação clínica, social, econômica, psicológica, mental, ambiental e até espiritual. A proposta é realizar uma análise completa da situação dos pacientes e possíveis problemas em sua vida. Quando necessário, o paciente é encaminhado para outras especialidades”, explica o médico.

 

Clínica Médica

 

O Clínico Geral normalmente atua em pronto-atendimento e clínicas (ambulatórios) e está mais acostumado a lidar com pacientes adultos e casos de internação. No primeiro caso, o profissional pode atender pacientes em diversas gravidades, identificando os possíveis problemas, solicitando os exames necessários e indicando tratamentos de curto/médio prazo.

Crianças não são atendidas por clínico geral, apenas em casos de urgência. O Clínico Geral também não necessariamente considera aspectos pessoais dos pacientes nas consultas, apenas avaliação clínica.

“O foco da clínica médica é o tratamento não cirúrgico de adultos. Com base no diagnóstico inicial e nas análises, o clínico geral saberá guiar o paciente às especialidades adequadas para cada caso e indicar quais ações tomar num primeiro momento, por ter conhecimento em diversas áreas”, comenta o especialista.

 

 Principais diferenças

 

Com a apresentação das duas especialidades, o médico elenca as principais diferenças entre elas:

 

O Clínico Geral atende apenas adultos e o Médico de Família atende a todos em qualquer momento da vida;

O Médico de Família e Comunidade oferece uma análise mais personalizada de cada paciente, analisando toda a situação de vida, enquanto o Clínico Geral se atenta nos sintomas e manifestações clínicos;

O Médico de Família e Comunidade não é o especialista recomendado para situações emergenciais, já o Clínico Geral está acostumado às urgências, quando atua em hospitais, por exemplo;

O profissional da Medicina de Família e Comunidade pode acompanhar os pacientes durante toda a vida e em diversos momentos, tornando a relação próxima, enquanto o profissional de Clínica Médica é mais distante, normalmente atende o paciente pontualmente e poucas vezes.

Ambas as especialidades fazem a diferença e são essenciais no sistema de saúde e para a população. Cada profissional é indispensável em momentos e situações específicas, exigindo uma avaliação individualizada de cada caso.¨

 

Médico de Família e Clínico Geral: Quais são as diferenças?

Snif Doctor – dezembro 2023

https://snifdoctor.com.br/noticias.php?id=12788

 

■ Acesso gratuito

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1250 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

CRMMG: 7026

Belo Horizonte/MG/Brasil

Email: pfleite1873@gmail.com

Janeiro 2024