– Embora diversas estratégias tenham sido sugeridas para intervenções educacionais baseadas em evidências, poucos estudos se concentraram no desenvolvimento de habilidades para implementação de práticas baseadas em evidências. A prática baseada em evidências (PBE) consiste nas melhores evidências científicas disponíveis, na experiência clínica profissional anterior e nas preferências dos pacientes. A utilização da PBE busca melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde, além de economizar custos e despesas com tratamentos ineficientes. Nos últimos anos, a implementação da EBP demonstrou grandes avanços na melhoria da qualidade da assistência médica e no prognóstico de várias condições de saúde.

 

– Entretanto, alguns obstáculos podem interferir na PBE, como recursos limitados, capacidade de aplicar intervenção adequada, fatores culturais e socioeconômicos, questões relacionadas a políticas de saúde válidas, complexidade da prática clínica, acesso a textos completos de artigos científicos e programas de educação continuada. Além dessas barreiras, fica evidente que ao longo de toda a trajetória de aprendizagem, os alunos não são ensinados e estimulados a ter uma avaliação crítica. Muitas vezes, os alunos assumem uma postura passiva no processo de aprendizagem e acabam perdendo a possibilidade de praticar e absorver conteúdo didático sem depender de um tutor para se formar.

 

– No contexto de ensino para cursos de graduação de profissionais da saúde, a PBE deve seguir cinco etapas básicas para alcançar sucesso em sua aplicação principal: 1) formulação de questão clínica; 2) busca ampla e eficiente em bases de dados de saúde; 3) avaliação crítica da validade das evidências; 4) aplicação dos resultados das evidências na prática clínica; e 5) avaliação dos efeitos do tratamento na sua própria prática clínica. Os cursos de ensino superior têm buscado a abordagem mais eficiente para ensinar as habilidades necessárias da EB Dessa forma, os estudantes se tornam profissionais confiantes na tomada de suas decisões clínicas. A abordagem mais eficiente é bastante desafiadora, pois um dos maiores desafios é adequar a estrutura teórica para dar suporte e desenvolver os requisitos da EBP.

 

– Além disso, uma revisão sistemática10 de 20 artigos relatando a aplicação de intervenções educacionais de EBP na área da saúde sugeriu que múltiplas estratégias, como tecnologia e/ou técnicas de simulação, podem influenciar as habilidades, o conhecimento e as atitudes em relação ao uso de EBP. Os resultados descrevem estratégias focadas principalmente no ensino da avaliação crítica da informação; Entretanto, apenas alguns estudos se concentraram no desenvolvimento de habilidades para implementação da EBP. Portanto, o objetivo principal deste estudo é explorar a eficácia da EBP no ensino superior. O objetivo secundário é entender os métodos utilizados para ensinar EPB no ensino superior.

 

Metolologia e resultados: foi realizada uma revisão narrativa foi conduzida na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil. A revisão narrativa incluiu estudos de pesquisa que mediram qualquer tipo de método de ensino de prática baseada em evidências e sua eficácia. As pesquisas incluíram publicações desde o início até junho de 2022, conduzidas no MEDLINE, EMBASE, CINAHL, CENTRAL, ERIC e na Biblioteca Cochrane. Dois autores independentes extraíram e analisaram descritivamente os dados. A qualidade metodológica dos estudos também foi analisada. Os resultados determinaram que 79,2% dos estudos comprovaram sua eficácia. Os métodos de ensino variaram de acordo com o período, formato e tipos de questionário.

 

Conclusões: A maioria dos estudos demonstrou a eficácia dos métodos de ensino escolhidos. Este estudo mostra a importância dos profissionais de saúde utilizarem práticas baseadas em evidências para garantir o tratamento eficaz dos pacientes.

 

Analyzing the effectivity of evidence-based practice in health science higher education: a narrative review

V G da Silva, D P Nascimento, S B O A Nascimento, A C Araujo

São Paulo Med J 2025, vol 143 (1)

https://www.scielo.br/j/spmj/a/VbDZRYgMPvBRgfmQCphdG6L/?lang=en

 

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Fevereiro 2025