– A endometriose é uma condição crônica que causa dor e problemas de fertilidade em 5% a 10% das mulheres natais em todo o mundo]. Está associado a um atraso médio de 6-8 anos no diagnóstico, o que é agravado pela incerteza para os prestadores de cuidados de saúde sobre a gestão ideal.

 

– Pessoas com endometriose geralmente usam sites de eHealth para buscar informações sobre endometriose quando seus sintomas persistem e não são tratados de forma eficaz em ambientes tradicionais de saúde Neste contexto, “O que é endometriose?” foi a terceira questão relacionada à saúde com maior tendência no Google em 2018. Mais de 400.000 pesquisas no Google sobre endometriose são realizadas por mês somente nos Estados Unidos. Um estudo australiano mostrou que a pesquisa no Google por “endometriose” aumentou 26,4% após o anúncio do Plano de Ação Nacional para Endometriose de 2018 na Austrália]. A procura de informação digital, incluindo a utilização de websites de eSaúde, pode contribuir para melhorar a literatura em saúde.

 

– Os médicos usam sites de eSaúde baseados em evidências para educação médica e para fornecer mais informações aos pacientes. Dos 108 médicos pesquisados, 59% (n = 64) recomendaram um site a um paciente. No entanto, a dificuldade em determinar a base de evidências para websites de eSaúde e as preocupações com a qualidade do conteúdo foram identificadas como barreiras à sua utilização na prática clínica.

 

Informações incorretas e imprecisas em sites de eSaúde podem afetar negativamente a saúde das pessoas. Numa revisão sistemática, que incluiu 54 sites de eHealth que fornecem informações sobre endometriose, mais de um terço não citou a autoria e quase metade não relatou referências ou fontes de informação. Num estudo que examinou 25 sites de eHealth que fornecem informações sobre dismenorreia (períodos dolorosos), um sintoma comumente associado à endometriose, apenas 28% incluíram o nome e as credenciais do autor

 

– . Um estudo Australiano teve como objetivo uma revisão sistemática usando a diretriz PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para avaliar a qualidade dos sites de eHealth relacionados à endometriose. Os critérios de inclusão foram: (1) sites de saúde eletrônica relacionados à endometriose, adenomiose e dor pélvica em mulheres, (2) sites de eHealth gratuitos e (3) sites de eHealth escritos em inglês.

 

– Esta revisão sistemática apresentou, seguindo os autores, novas descobertas sobre a avaliação da qualidade de sites de eHealth usando a lista de verificação ENLIGHT para obter informações relacionadas à endometriose. Os resultados deste estudo foram (1) sugestivos de websites de eSaúde de alta qualidade para uso comunitário e (2) podem ser usados por prestadores de cuidados de saúde para fins educacionais e recomendações. Os autores recomendam o desenvolvimento de (1) websites de eHealth sobre endometriose precisos e baseados em evidências para a comunidade; (2) websites de eSaúde sobre endometriose acessíveis para prestadores de cuidados de saúde que apoiam a prática diária e o desenvolvimento profissional; (3) websites interativos de eSaúde que promovam o envolvimento dos utilizadores, a capacidade de persuasão terapêutica e a aliança terapêutica; e (4) aproveitar ferramentas de SEO para melhorar a classificação de pesquisa do Google.

 

High-quality eHealth websites for information on endometriosis: systematic search

D Sirohi, C H M Ng, N Bidargaddi et al

J Med Internet Res 2024, vol 26: e48243

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10809066/

 

■ Acesso gratuito

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

Cardiologia – CRMMG: 7026

Consultório (Novo Endereço): Rua Rio Grande do Norte 23/ 9 andar

Tels 996346835   32438504

Belo Horizonte/MG/Brasil

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1250 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

Email: pfleite7318@gmail.com

Fevereiro 2024