■ Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association
– As bombas intratecais de baclofeno tratam a espasticidade dos membros inferiores e são usadas principalmente em pessoas com esclerose múltipla, paralisia cerebral ou lesão medular. As bombas intratecais de baclofeno (ITB) implantadas no tecido subcutâneo do abdômen liberam baclofeno no espaço intratecal por meio de um cateter tunelizado. Fisiatras, em consulta com neurocirurgiões, normalmente (embora não exclusivamente) consideram a terapia com ITB quando o tratamento conservador (por exemplo, fisioterapia, medicamentos, quimiodenervação) se mostrou insuficiente no tratamento da espasticidade. Clínicos gerais podem encaminhar pacientes a essas equipes para avaliação e tratamento da espasticidade.
– As bombas intratecais de baclofeno são reabastecidas por injeção transcutânea. Os reabastecimentos são realizados por fisiatras ou neurocirurgiões em regime ambulatorial, pelo menos a cada 6 meses. A bomba é programada por meio de um comprimido de superfície para administrar doses específicas de baclofeno ao longo do dia.
– A abstinência de baclofeno pode ocorrer com atrasos na reposição, programação incorreta ou falha da bomba ou do cateter, e pode ser fatal. A abstinência geralmente se manifesta com aumento da espasticidade dos membros inferiores. Pode resultar em contrações musculares sem oposição, levando à rabdomiólise, hipertermia, instabilidade hemodinâmica, delírio agitado e convulsões. Um sintoma único e precoce da abstinência é o prurido generalizado.
– Se houver suspeita de abstinência, os médicos devem investigá-la e tratá-la com a ajuda da equipe local de especialistas que presta cuidados para a tuberculose intra-intestinais. As investigações podem incluir interrogatório da bomba, aspiração da bomba e do cateter e exames de imagem (por exemplo, radiografia de tórax ou abdominal). Normalmente, a disfunção do cateter é o motivo mais comum para a abstinência. Dependendo da gravidade dos sintomas, o tratamento empírico pode incluir baclofeno oral e benzodiazepínicos orais ou intravenosos. Se houver algum problema com a bomba ou o cateter, a revisão cirúrgica será necessária.
– Exames de ressonância magnética podem induzir paradas do motor e alterar a programação da bomba, o que deve ser resolvido após a obtenção da imagem. Neurocirurgiões ou fisiatras devem examinar a bomba imediatamente após o paciente passar por tais exames para garantir que a administração do medicamento tenha sido retomada. Isso requer coordenação prévia.
■ Caring for patient with intrathecal baclofen pumps
K Archibold, A Whelan
CMAJ 2025, vol 197 (17): E482
https://www.cmaj.ca/content/197/17/E482
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1450 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Instagram – https://www.instagram.com/drpaulo.fernando/
Linkedin – https://www.linkedin.com/in/drpaulofernandoleite/
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Site: www.drpaulofernandocardio.com.br
Cel: 31 998065619
Maio 2025