■ Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association
– Cardiomiopatia de estresse é uma forma transitória e reversível de cardiomiopatia não isquêmica. É também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo (síndrome de Takotsubo). A incidência aumenta com a idade, afetando predominantemente mulheres após a menopausa. Estressores físicos e emocionais, como insuficiência respiratória aguda, tristeza e ansiedade, geralmente desencadeiam a condição. No entanto, aproximadamente um terço dos pacientes não tem um estressor identificável.
– Os sintomas imitam os da síndrome coronariana aguda e incluem dor no peito, dispneia e síncope. Faz parte do espectro do infarto do miocárdio sem obstrução da artéria coronária. A dissecção espontânea da artéria coronária deve ser considerada no diagnóstico diferencial. Aproximadamente 5% a 12% dos pacientes desenvolvem choque cardiogênico. A troponina cardiogênica é elevada em todos os pacientes, embora frequentemente moderadamente. A eletrocardiografia frequentemente mostra elevação do segmento ST, mas os pacientes podem apresentar inversão da onda T, prolongamento do intervalo QT e outras anormalidades inespecíficas. A ecocardiografia tipicamente mostra fração de ejeção reduzida e balonização apical sistólica do ventrículo esquerdo com hipercinesia da parede médio-ventricular, basal ou focal.
– A angiografia coronária é frequentemente necessária para excluir síndrome coronária aguda. O diagnóstico requer anormalidades regionais do movimento da parede do ventrículo esquerdo que se estendem além de uma única distribuição da artéria coronária na ausência de doença arterial coronária obstrutiva. Aproximadamente 7% a 13% dos pacientes podem ter obstrução do trato de saída do ventrículo esquerdo causada por hipercontratilidade basal do ventrículo esquerdo.
– O tratamento é de suporte e guiado pela hemodinâmica e pela presença de obstrução do trato de saída do ventrículo esquerdo
– A maioria dos pacientes recupera totalmente a função sistólica em 4 semanas. No entanto, a mortalidade hospitalar é de cerca de 2%–7%. O risco de recorrência é de aproximadamente 2%–4% ao ano.
■ Stress cardiomyopathy
M Motamed, J T Nunes, J A Udell
CMAJ 2024, vol 196 (31): E10832
https://www.cmaj.ca/content/196/31/E1083
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Consultório (Novo Endereço): Rua Rio Grande do Norte 23/ 9 andar
Tels 996346835 32438504
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Site: www.drpaulofernandocardio.com.br
Redes Sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/profile.php?id=61561018681119
Instagram – https://www.instagram.com/drpaulo.fernando/
Linkedin – https://www.linkedin.com/in/drpaulofernandoleite/
Setembro 2024