■ Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association
– O botulismo é causado por uma neurotoxina produzida pelo Clostridium botulinum. As formas de botulismo incluem botulismo transmitido por alimentos (geralmente de alimentos enlatados em casa), infantil, por feridas (por exposição intravenosa a medicamentos ou ao solo) e botulismo de colonização intestinal em adultos. O botulismo inalatório e o iatrogênico (por injeção intramuscular de toxina) são incomuns. O botulismo transmitido por alimentos causa proporcionalmente mais internações hospitalares e mortes do que outras doenças transmitidas por alimentos.
– Os primeiros sinais incluem paralisias dos nervos cranianos que causam diplopia, disartria, disfonia e disfagia (os “4 Ds”). Elas podem progredir para ptose, paralisia flácida bilateral e insuficiência respiratória. O botulismo de origem alimentar geralmente se apresenta com sintomas gastrointestinais antecedentes e botulismo de ferida com infecção cutânea concomitante. O botulismo infantil envolve constipação, anorexia, fraqueza, salivação, e hipotonia.
– O botulismo é um diagnóstico clínico; Os testes laboratoriais não devem atrasar o tratamento. O diagnóstico confirmatório requer a detecção da toxina botulínica por meio de bioensaio em camundongos, cultura ou teste de reação em cadeia da polimerase de fezes, conteúdo gástrico, soro, ferida ou alimento implicado por meio do Laboratório de Referência de Botulismo. A consulta com um microbiologista é essencial para garantir a coleta adequada da amostra. coleta. Os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados imediatamente às unidades locais de saúde pública.
– A antitoxina botulínica pode interromper a paralisia quando administrada dentro de 24 a 48 horas do início da doença. A administração da antitoxina botulínica é feita por meio de uma única dose intravenosa em ambiente hospitalar, onde a potencial anafilaxia pode ser controlada. O tratamento é amplamente de suporte, com a adição de antibióticos e desbridamento para botulismo de ferida.
– A imunoglobulina intravenosa para botulismo é o tratamento para botulismo infantil até 1 ano de idade e deve ser administrada o mais rápido possível após o diagnóstico clínico. A imunoglobulina intravenosa contra botulismo é administrada como uma única infusão intravenosa.
■ Botulism
B Fraser, S Halani, M Sharma
CMAJ 2025, VOL 197 (1): E13
https://www.cmaj.ca/content/197/1/E13
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Site: www.drpaulofernandocardio.com.br
Janeiro 2025