Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association

 

– Os agonistas do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) (também chamados de “glutídeos”) são um tratamento eficaz para pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. Em um estudo controlado randomizado de pessoas com diabetes tipo 2, albuminúria e taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) entre 25 e 75 mL/min/1,73 m2, a semaglutida subcutânea reduziu o risco relativo de insuficiência renal, declínio de 50% na TFGe ou morte em 24%. Uma meta-análise de 64.286 pacientes mostrou que os agonistas do receptor de GLP-1 reduziram o risco relativo de morte por todas as causas em 12% em comparação com o placebo.

 

– Eles são um tratamento de segunda linha para pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. Inibidores da enzima de conversão da angiotensina, bloqueadores do receptor da angiotensina, metformina e inibidores do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT-2) (também chamados de “flozinas”) são tratamentos de primeira linha.

 

– Agonistas do receptor de GLP-1 não devem ser usados ​​em combinação com inibidores da dipeptidil peptidase 4 (inibidores da DPP-4 ou “gliptinas”)

Agonistas do receptor de GLP-1 e inibidores da DPP-4 têm como alvo a incretina e não são sinérgicos. Em contraste, agonistas do receptor de GLP-1 e inibidores de SGLT-2 funcionam de maneiras diferentes e podem ser usados ​​juntos.

 

– Náuseas, vômitos e diarreia são relatados em 10%–50% dos pacientes que tomam agonistas do receptor de GLP-1. Em um ensaio clínico, a semaglutida precisou ser descontinuada em 5% dos usuários devido a distúrbios gastrointestinais. A liraglutida é contraindicada em pacientes com histórico ou histórico familiar de câncer de tireoide, dada a potencial associação de seu uso com carcinoma de tireoide.

 

– A injeção subcutânea semanal é preferível à semaglutida oral diária. A semaglutida oral pode ter menos benefícios cardiovasculares e é limitada a doses mais baixas do que as usadas em estudos de perda de peso. A adesão às injeções subcutâneas semanais também pode ser maior.

 

Glucagon-like peptide-1 receptor agonists for treating chronic kidney disease in patients with type 2 diabetes

I Khan, M B Lanktree

CMAJ 2024, vol 196 (40): E1345

https://www.cmaj.ca/content/196/40/E1345

 

■ Acesso gratuito

■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online

■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.

■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017

■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br

■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite

CRMMG: 7026

Belo Horizonte/MG/Brasil

Email: pfleite1873@gmail.com

Site: www.drpaulofernandocardio.com.br

Redes Sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/profile.php?id=61561018681119

Instagram – https://www.instagram.com/drpaulo.fernando/

Linkedin – https://www.linkedin.com/in/drpaulofernandoleite/

Novembro 2024