■ Estudo Italiano/Italian Journal of Pediatrics 2025
– O número global de usuários de mídias sociais atingiu 5,1 bilhões, com o uso diário aumentando de 90 minutos em 2012 para 143 minutos hoje. A Europa Ocidental tem uma das maiores taxas de penetração de mídia social, com a Itália em torno de 72,8%. Na Itália, 44,4 milhões de usuários da Internet interagem com as redes sociais mensalmente, um número que deverá aumentar para 47,6 milhões em 2029.
– Um inquérito realizado a mais de 25 000 indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos concluiu que menos de 15% relataram que as redes sociais diminuíram o seu acesso à informação, a facilidade de comunicação ou a liberdade de expressão. As preferências nas redes sociais variam de acordo com o país e a faixa etária, sendo Facebook, TikTok e Instagram plataformas populares, principalmente desde a pandemia da COVID-19. O Facebook continua a ser a plataforma mais utilizada em Itália, com 27 milhões de utilizadores ativos do Instagram no início de 2024. O TikTok está crescendo rapidamente entre os grupos demográficos mais jovens. Isso é evidente, pois a plataforma teve 8,9 milhões de usuários na Itália em 2021 e aproximadamente 670.000 downloads em julho de 2024.
– A Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (NASPGHAN) lançou recentemente um documento de posicionamento defendendo a integração das mídias sociais em educação médica e promoção acadêmica. Eles recomendam estabelecer uma presença profissional online, avaliar bolsas de estudo digitais e usar métricas alternativas para avaliar o impacto acadêmico das mídias sociais, potencialmente incorporando-as aos processos de promoção acadêmica.
– As mídias sociais revolucionaram a maneira como os profissionais de saúde se comunicam com o público, especialmente na Pediatria. Com mais de 5 bilhões de usuários no mundo todo, plataformas como Facebook, Instagram e TikTok têm se tornado cada vez mais populares, até mesmo entre cuidadores, nos últimos anos. Esses canais oferecem oportunidades únicas para melhorar a educação em saúde pública, permitindo que os pediatras alcancem um amplo público com conteúdo baseado em evidências.
– No entanto, os riscos associados à desinformação representam desafios significativos para profissionais de saúde e organizações médicas. Em resposta, novas recomendações para o uso adequado das mídias sociais na comunicação em saúde pediátrica devem ser propostas, com o objetivo de fornecer uma rede onde os pediatras possam colaborar, compartilhar informações baseadas em evidências e desenvolver estratégias eficazes para a comunicação digital. Com o uso crescente de inteligência artificial na área da saúde e o aumento das práticas de autocuidado dos pais, os pediatras devem selecionar e compartilhar ativamente informações confiáveis.
– Isso poderia servir como um novo centro para garantir que informações precisas, baseadas em evidências e de alta qualidade sejam disseminadas, equilibrando os benefícios dos avanços da saúde digital com a responsabilidade ética de proteger o atendimento ao paciente. Ao priorizar o profissionalismo, a comunicação ética e a adaptação tecnológica, o objetivo deve ser promover uma comunidade mais informada e preocupada com a saúde.
■ How social media are changing pediatricians and pediatrics? – A claim for regulation
S La Bella, A Di Ludovico, N Parri et al
Ital J Pediatr 2024, vol 50: 251
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11590563/
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1350 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e encontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Site: www.drpaulofernandocardio.com.br
Janeiro 2025