■ Série Five Things to know About (FTTKA)/Canadian Medical Journal Association
– A lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca (MINS) é frequente e frequentemente assintomática. Definida como elevação da troponina excedendo o percentil 99 dos valores de referência dentro de 30 dias após cirurgia não cardíaca devido a isquemia, a incidência estimada é de 12% a 24% e é maior após procedimentos não eletivos. Mais de 80% dos pacientes apresentam-se sem sintomas relacionados a isquemia ou alterações eletrocardiográficas, e a lesão não é diagnosticada sem medição de troponina.
– A morbimortalidade pós-operatória aumenta independentemente dos sintomas. A lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca está associada ao aumento da mortalidade em 30 dias e em 1 ano, em comparação com aqueles sem lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca.
– Pacientes de alto risco submetidos a cirurgia não cardíaca devem realizar dosagem rotineira de troponina. A diretriz da Canadian Cardiovascular Society recomenda eletrocardiografia pós-operatória imediata na sala de recuperação, dosagem diária de troponina por 48 a 72 horas e manejo multidisciplinar para pacientes de alto risco.
– A identificação precoce permite um gerenciamento imediato
– Todos os pacientes com a lesão miocárdica após cirurgia não cardíaca, independentemente dos sintomas, devem receber prevenção secundária
■ Myocardial injury after noncardiac surgery
A Kulkarni, M Marcucci, J M V Nguyen
CMAJ 2024, vol 196 (19): E661
https://www.cmaj.ca/content/196/19/E661
■ Acesso gratuito
■ Um dos Blog de Medicina mais acessado em todo o mundo. Mais de 1300 temas médicos já disponíveis online
■ Use o mecanismo de busca – PESQUISAR na home page.
■ Acesse ARQUIVO e ePncontre os temas incluídos no Blog a cada mês, desde maio 2017
■ Blog Internet Médica – www.internetmedica.com.br
■ Médico Responsável: Dr Paulo Fernando Leite
CRMMG: 7026
Consultório (Novo Endereço): Rua Rio Grande do Norte 23/ 9 andar
Tels 996346835 32438504
Belo Horizonte/MG/Brasil
Email: pfleite1873@gmail.com
Maio 2024