¨A Síndrome de Asperger ou “Psicopatia Autística” – como a síndrome foi inicialmente denominada pelo pediatra vienense Hans Asperger que, em 1944 descreveu um grupo de crianças, principalmente meninos, com um padrão típico de comportamentos e déficits. Esta síndrome é caracterizada por transtorno na interação social, que acomete em especial crianças do sexo masculino, cujos sintomas guardam semelhança com aqueles do autismo, emboara a questão do sexo seja uma diferença frequentemente encontrada nos pacientes acometidos por tal patologia. Costuma ser diagnosticada na vida adulta, uma vez que não há atraso no desenvolvimento psicomotor. O autismo (A) e a síndrome de Asperger (SA) fazem parte do quadro de transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e seu diagnóstico é basicamente clínico, isto é, realizado por meio de observações comportamentais e análise do histórico do indivíduo e não por intermédio de exames laboratoriais – exceção feita quando o autismo aparece associado a outra condição. A síndrome de Asperger tem semelhanças com autismo, contudo se distingue do mesmo por não estar associado a um retardo, a uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. As alterações usualmente persistem na adolescência e na idade adulta, com possíveis ocorrências de episódios psicóticos no início da idade adulta. o diagnóstico de síndrome de Asperger tem sido mais frequente, além de ser mais utilizado em crianças com QI normal ou superior, que anteriormente eram diagnosticadas como autistas. Compreende-se que a síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento, em que há um menor grau de prejuízo da fala e do desenvolvimento cognitivo, quando comparado com o autismo infantil. Há mais de dez anos, o DSM Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders –IV e o CID Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde –10 compilaram os critérios diagnósticos para a Síndrome de Asperger, nos quais foram mencionados prejuízos de interação social, comunicação e imaginação, interesses restritos, pensamento concreto e literal e padrões estereotipados de comportamentos, sem importantes atrasos cognitivos e de linguagem oral, aparentemente fazendo referência apenas à presença da fala no final do primeiro ano de vida. Embora os sujeitos com síndrome de Asperger não apresentem atrasos importantes na área da linguagem, inclusive muitos deles tem uma habilidade para expressar-se verbalmente de maneira criativa, utilizando vocabulário sofisticado e estruturas gramaticais corretas, nota-se uma dificuldade em utilizar a linguagem efetivamente nas situações cotidianas. ¨
■ Análisis de la interacción social en patologías mentales por medios computacionales: caso de estudio Asperger y trastorno por déficit de atención
Arroyave, Manuel A., Castillo, Luis F. and Isaza, Gustavo A.
Inf. tecnol., Mar 2018, vol.29, no.2, p.63-72
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07642018000200063&lng=es&nrm=iso
■ The occupational transition process to upper secondary school, further education and /or work in Sweden: as described by young adults with Asperger syndrome and attention hyperactivity disorder
Baric VB, Hemmingsson H, Hellberg K, Kjellberg A.
J Autism Dev Disord. 2017 Mar;47(3):667-679
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5352767/
■ El diagnóstico de la psicosis en adultos con trastornos del espectro autista.
Lugo, Jorge and Alviani, Montserrat
Rev. Asoc. Esp. Neuropsiq., Jun 2017, vol.37, no.131, p.113-126
http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0211-57352017000100007&lng=es&nrm=iso
■ Entrenamiento para la mejora de disfunciones atencionales en niños y adolescentes con Síndrome de Asperger a través de estimulación cognitiva directa
Bravo-Álvarez, María-Ángeles and Frontera-Sancho, María
Anal. Psicol., Mayo 2016, vol.32, no.2, p.366-373
http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-97282016000200008&lng=es&nrm=iso
■ Características neuroanatómicas del síndrome de Asperger.
Vásquez, Bélgica and del Sol, Mariano
Int. J. Morphol., Mar 2017, vol.35, no.1, p.376-385
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022017000100060&lng=es&nrm=iso
■ Behavioral, cognitive and neural markers of Asperger syndrome
Farnaz Faridi, Reza Khosrowabadi
Basic Clin Neurosci. 2017 Sep-Oct; 8(5): 349–359
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5691167/
■ Evaluation of Asperger syndrome in youth presenting to a gender dysphoria clinic
Daniel E. Shumer, Sari L. Reisner, Laura Edwards-Leeper, Amy Tishelman
LGBT Health. 2016 Oct 1; 3(5): 387–390
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5073215/
■ Age-related differences in inhibitory control and memory updating in boys with Asperger syndrome
Elisabeth M. Weiss, Bianca Gschaidbauer, Liane Kaufmann et al
Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. 2017; 267(7): 651–659
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5610201/
■ Asperger syndrome in childhood – personality dimensions in adult life: temperamental, character and outcome trajectories
Helles A, Wallinius M, Gillberg IC, Gillberg C, Billstedt E.
BJPsych Open. 2016 Jun 3;2(3):210-216
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4995175/
■ Olanzapine-induced priapism in a child with Asperger´s syndrome
Bozkurt H, Şahin S.
Balkan Med J. 2017 Jan;34(1):85-8
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5322509/
■ Effects of multisensory yoga on behavior in a male child with Apert and Asperger syndrome
Scroggins ML, Litchke LG, Liu T.
Int J Yoga. 2016 Jan-Jun;9(1):81-4.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4728965/
■ Do adults with high functioning autism or Asperger syndrome differ in empathy and emotion recognition?
Charlotte B. Montgomery, Carrie Allison, Meng-Chuan Lai et al
J Autism Dev Disord. 2016; 46: 1931–1940
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4860194/
■ A concise history of Asperger syndrome: the short reign of troublesome diagnosis
J B Barahona-Corrêa and Carlos N Filipe
Front Psychol 2015, vol 6: 2024
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4725185/
■ Interrupciones y solapamientos em el discurso oral de hablantes con y sin síndrome de Asperger
Rodríguez Muñoz, Francisco J
RLA 2015, vol 53 (1): 13-34
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-48832015000100002&lng=es&nrm=iso
■ Asperger e sua síndrome em 1944 e na atualidade.
Dias, Sandra.
Rev. latinoam. psicopatol. fundam, Jun 2015, vol.18, no.2, p.307-313
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142015000200307&lng=pt&nrm=iso
■ El component pragmático en adultos con síndrome de Asperger: Actos de habla indirectos, metáforas y coerción aspectual
Murray, Constanza et al
RLA, Jun 2015, vol 53, no.1, p.35-5
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-48832015000100003&lng=es&nrm=iso
■ A neuropsychology of male adults with high-functioning autism or Asperger syndrome
C Ellie Wilson, Francesca Happé, Sally J Wheelwright et al
Autism Res. 2014 Oct; 7(5): 568–581
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4489335/
■ Síndrome de Asperger – revisão de literatura
A P L Brito, A R Neto, L T Amaral et al
Rev Med Saúde Brasília 2013, vol 2 (3): 169-76
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/viewFile/4244/3097
■ Ludoterapia de criança com síndrome de Asperger: Estudo de caso.
Rodrigues, Fernanda Pereira Horta, Sei, Maíra Bonafé and Arruda, Sérgio Luiz Saboya
Paidéia (Ribeirão Preto), Abr 2013, vol.23, no.54, p.121-127
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2013000100121&lng=pt&nrm=iso
■ The investigation and differential diagnosis of Asperger syndrome in adults
Fritz-Georg Lehnhardt, Astrid Gawronski, Kathleen Pfeiffer et al
Dtsch Arztebl Int. 2013 Nov; 110(45): 755–763
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3849991/
■ Is synesthesia more common in patients with Asperger syndrome?
Janina Neufeld, Mandy Roy, Antonia Zapf et al
Front Hum Neurosci. 2013; 7: 847
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3856394/
■ Psychiatric commordities in Asperger syndrome and high functioning autism: diagnostic challenges
Luigi Mazzone, Liliana Ruta, Laura Reale
Ann Gen Psychiatry. 2012; 11: 16
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3416662/
■ Unique theory of mind differentiation in children with autism and Asperger syndrome
Michele Tine, Joan Lucariello
Autism Res Treat. 2012; 2012: 505393
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3420603/
■ The mind behind the message: advancing theory of mind scales for typically developing children, and those with deafness, autism or Asperger syndrome
Candida C. Peterson, Henry M. Wellman, Virginia Slaughter
Child Dev. 2012 Mar-Apr; 83(2): 469–485
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3642852/
■ Can Asperger syndrome be distinguished from autism? An anatomic likelihood meta-analysis of MRI studies
Kevin K. Yu, Charlton Cheung, Siew E. Chua, Gráinne M. McAlonan
J Psychiatry Neurosci. 2011 Nov; 36(6): 412–421
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3201995/
■ The level and nature of autistic intelligence II: What about Asperger syndrome?
Isabelle Soulières, Michelle Dawson, Morton Ann Gernsbacher, Laurent Mottron
PLoS One. 2011; 6(9): e25372
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3182210/
■ Idiom understanding in people with Asperger syndrome/high functioning autism.
Vogindroukas, Ioannis and Zikopoulou, Olga
Rev. soc. bras. fonoaudiol., Dec 2011, vol.16, no.4, p.390-39
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400005&lng=pt&nrm=iso
■ Implicações de redes temáticas em blogs na Análise de Redes Sociais (ARS): estudo de caso de blogs sobre autismo e síndrome de Asperger.
Montardo, Sandra Portella and Passerino, Liliana Maria
Interface (Botucatu), Dez 2010, vol.14, no.35, p.921-931
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400016&lng=pt&nrm=iso
■ Memory for self-performed actions in individuals with Asperger syndrome
Tiziana Zalla, Elena Daprati, Anca-Maria Sav, Pauline Chaste, Daniele Nico, Marion Leboyer
PLoS One. 2010; 5(10): e13370
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2953510/
■ Avaliação da linguagem oral e escrita em sujeitos com Síndrome de Asperger.
Dias, Karin Ziliotto et al.
Rev. CEFAC, 2009, vol.11, suppl.2, p.240-250
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600014&lng=pt&nrm=iso
■ Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger
Tamanaha, Ana Carina, Perissinoto, Jacy and Chiari, Brasilia Maria
Rev. soc. bras. fonoaudiol., 2008, vol.13, no.3, p.296-299
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000300015&lng=pt&nrm=iso
■ O uso de habilidades comunicativas verbais para aumento da extensão de enunciados no autismo de alto funcionamento e na Síndrome de Asperger.
Lopes-Herrera, Simone Aparecida and Almeida, Maria Amélia
Pró-Fono R. Atual. Cient., Mar 2008, vol.20, no.1, p.37-42
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000100007&lng=pt&nrm=iso
■ Episodio depresivo en adolescente con trastorno de Asperger: Reporte de un caso.
Pacheco P, Bernardo, Sandoval C, Carmen and Torrealba A, Claudia
Rev. chil. neuro-psiquiatr., Set 2008, vol.46, no.3, p.199-206
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-92272008000300005&lng=es&nrm=iso
■ Síndrome de Asperger e TOC: comorbidade ou unidade?
Fonseca, José Maria Aranha, Campos, Ana Luiza Morais and Arras López, José Ramón Rodriguez
- bras. psiquiatr., 2007, vol.56, no.4, p.287-28
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852007000400008&lng=pt&nrm=iso
■ Trastornos generalizados del desarrollo: Aspectos clonicos y genéticos.
Ruggieri, Victor and Arberas, Claudia
Medicina (B. Aires), 2007, vol.67, no.6, suppl.1, p.569-585
http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802007000700006&lng=es&nrm=iso
■ Use of context in pragmatic language comprehension by children with Asperger syndrome or High-Functioning Autism
Miilher, Liliane Perroud.
Rev. soc. bras. fonoaudiol., Jun 2007, vol.12, no.2, p.160-161
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000200016&lng=pt&nrm=iso
■ Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral.
Klin, Ami.
Rev. Bras. Psiquiatr., Maio 2006, vol.28, suppl.1, p.s3-s11
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002&lng=pt&nrm=iso
■ Asperger syndrome revised
J H Baskin, B H Price, M Sperber
Reviews in Neurological Diseases 2006, vol 3 (1)
■ Subjective face recognition difficulties, aberrant sensibility, sleeping disturbance and aberrant eating habits in families with Asperger syndrome
Taina Nieminen-von Wendt, Juulia E Paavonen, Tero Ylisaukko-Oja et al
BMC Psychiatry. 2005; 5: 20.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1097741/
■ Considerações sobre o uso da ecolalia por crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger: uma abordagem fonoaudiológica.
Tamanaha, Ana Carina, Perissinoto, Jacy and Pedromônico, Marcia R M
Rev. Bras. Psiquiatr., Dez 2004, vol.26, no.4, p.279-279
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000400016&lng=pt&nrm=iso
■ Asperger syndrome: an update
Klin, Ami.
Rev. Bras. Psiquiatr., June 2003, vol.25, no.2, p.103-109
by Dr Paulo Fernando Leite
■ Cardiologia/Prevenção Cardiovascular
■ Estratificação de Risco Cardiovascular
Av Contorno 8351 – Conj 01
Belo Horizonte/MG/Brasil
Tel: 31 32919216 2917003 3357229
(- consulta particular –)
CRMMG: 7026
Email: pfleite1873@gmail.com